Conheça as principais características sobre as vigas baldrames que compõe a sua construção.

A construção de uma edificação é composta por várias etapas, as quais muitas vezes acabam por não serem visíveis, como é o caso das vigas baldrames, elemento estrutural fundamental para sustentação da obra. 

Veja algumas características e funções referente a estes elementos:

Alguns processos executivos

As vigas baldrames são elementos estruturais horizontais capazes de receber, suportar e direcionar grande parte das cargas da edificação para o sistema de fundação. Trata-se de um elemento de localização rasa, que geralmente é situado abaixo do nível do solo.

Seu formato, geralmente, de composição retangular, segue por toda a periferia da edificação e nas posições definidas no projeto estrutural, que considera a construção como um todo e dimensiona os elementos para um melhor desempenho da obra.

A execução das vigas baldrames se inicia através da análise do terreno e decide-se a altura de execução da mesma, em relação ao solo. Após, segue-se para a demarcação do posicionamento destes elementos. Quando executados diretamente sobre a terra, é importante que o local seja compactado, e que em seu fundo seja colocado lastro de concreto magro ou brita, para não haver o contato direto com a superfície.

As armaduras e as formas têm dimensões conforme o projeto estrutural e entre elas devem ser dispostos espaçadores, para que a madeira e o aço não fiquem em contato direto, garantindo o cobrimento das ferragens. Quando houver pontos de energia, esgoto ou água, é necessário fazer a passagem e deixar esperas anteriormente a etapa de concretagem. A vibração no ato da concretagem é fundamental para que haja o adensamento correto do concreto dentro da forma.

Além das vigas baldrames feitas in loco, existem também as vigas baldrames pré-moldadas e de blocos.

Gostou de saber um pouco sobre nosso processo executivo? Vem nos contar o que achou e continue nos acompanhando.

Acompanhe a gente aqui no site e também no Facebook e no Instagram, pra conferir mais sobre construção.