Descubra qual é a tinta ideal para cada espaço

A etapa de pintura da casa é uma das mais prazerosas do projeto. Além de apontar que obra está chegando ao fim (ufa!), as cores vão trazer vida para o visual do seu cantinho. Mas, o que muita gente não sabe é que existem critérios na hora de selecionar as tintas. O primeiro passo a ser analisado são os tipos de tintas.

Nem sempre todas as tintas são adequados para todos os ambientes da casa. Por mais que seja importante escolher a cor, é essencial que você também leve em consideração três pontos principais: acabamento, usabilidade e durabilidade. Essas situações dependem muito dos materiais em que as tintas foram feitas. No entanto, boa notícia é que o mercado de construção tem diversos tipos de tintas, dos mais diferentes acabamentos, texturas, cores e valores.

Para que serve cada tipo de tinta?

Acrílica

A tinta acrílica é a mais indicada para a cozinha, banheiro, lavanderia e áreas externas da casa, devido a sua composição que possui resinas resistentes à água. Apesar disso, ela é solúvel em água e seca muito rapidamente. Em relação ao acabamento, você pode escolher entre fosco e acetinado, tudo depende de como é o design do ambiente.

Esmalte

A tinta esmalte tem base a óleo, ou seja, não é compatível com a água. Assim sendo, sua utilização é específica em determinados materiais, como a madeira e superfícies de ferro. Na casa, geralmente as janelas de ferro, corrimões, portas em madeira e até alguns móveis são pintados com esmalte. Seu acabamento mais comum é o brilhoso, apesar de existir a versão fosca.

Látex

A tinta em látex é uma das mais populares no interior das casas. Sua utilização é comum em ambientes que não recebem muita água, como os quartos e salas. Embora o látex tenha a base solúvel em água, não é resistente à mesma. Além disso, seca rapidamente e quase não libera odores.

Verniz

A tinta verniz é geralmente usada para dar o acabamento em superfícies como madeira, concreto, tijolo à vista e pedras. Sua utilização é ampla, possui uma gama cores e acabamentos.

Epóxi e poliuretano

A utilização das tintas em epóxi e poliuretano é bastante específica. O material é sintético, não solúvel em água e muito resistente. Dessa forma, pode ser usado nos pisos, banheiros, cozinhas, piscinas e caixas d’água, devido a sua alta resistência a água.

Agora é só planejar!

Converse sobre os tipos de tintas com a equipe responsável pelo projeto da sua casa, afinal, é muito importante planejar quais acabamentos são os ideais para cada um dos ambientes!