Acerte na escolha dos pisos e revestimentos para cada ambiente

Uma das decisões que mais pode influenciar na funcionalidade da casa é a escolha dos pisos e revestimentos. Com tantas opções, como saber qual é o material ideal para a minha casa?

Se você está pensando em construir, é preciso se atentar para uma parte muito importante do processo: a seleção dos materiais. Esta etapa exige os detalhes sejam planejados para que o ambiente fique o mais aconchegante possível.

Por mais que existam diversas cores e materiais, nem todos os pisos e revestimentos vão ser do seu gosto ou atender às suas necessidades. Além disso, alguns tipos de pisos e revestimentos podem influenciar muito na organização do ambiente. Por isso, é essencial que você pense em como quer a disposição dos espaços da sua casa.

Conheça os tipos de pisos e revestimentos ideais para cada cômodo:

Sala

A sala é um dos ambientes mais usados da casa, seja para o lazer em família ou para receber visitas. Uma opção legal é investir em um piso ou revestimento de fácil limpeza e manutenção, como o porcelanato. Por ter cores mais claras, o porcelanato dá a impressão de “expandir” os ambientes.  

Outra opção interessante são os pisos vinílicos. Além de serem semelhantes a madeira, o custo de instalação é muito mais acessível do que os laminados e cerâmica, por exemplo. Uma outra vantagem deste piso é que ele mantém a temperatura mais neutra e não acumula poeira.

Sala - Suméria Construções - Chapecó - SC

Cozinha

Por lidar com a presença de água, alimentos, gordura e produtos de limpeza, a cozinha pede pisos e revestimentos mais resistentes e antiderrapantes. A sugestão é apostar no granito, cerâmica, porcelanato ou pastilhas.

Cozinha - Suméria Construções - Chapecó - SC

Banheiro e Áreas de Serviço

O banheiro e a área de serviço são dois cômodos da casa em que você precisa prestar bastante atenção. A umidade e o uso de produtos de limpeza pedem um tipo de piso durável, estilo o da cozinha. Você pode optar por mármore, porcelanato, pastilhas de vidro e cerâmica.  

Quartos

Os quartos seguem a mesma ideia da sala. São ambientes bastante utilizados e que precisam ser confortáveis para garantir uma boa noite de sono. Os pisos e revestimentos frios, apesar de serem bonitos, podem ser um problema nos dias de inverno. Uma boa pedida para os quartos são os pisos vinílicos e de madeira, porque além de serem aconchegantes, dão um ar especial na decoração do ambiente.

Quarto - Suméria Construções - Chapecó - SC
Dicas para economizar

Unifique os espaços

Por mais que a variedade de pisos e revestimentos para escolher seja grande, o ideal é não misturar demais. Usar o mesmo piso para a sala e os quartos pode ser uma estratégia muito legal para ampliar os espaços e economizar gastos.

Você também pode usar o mesmo revestimento no banheiro e área serviço, por exemplo. Além disso, se a cozinha for integrada com a sala, o ideal é usar o mesmo piso para os dois espaços.

Reutilize!

Qual é o problema em usar as pastilhas da cozinha para dar um acabamento nas paredes do banheiro? A madeira do chão da sala pode dar uma parede decorativa linda! Se sobrou um pouco de revestimento, use a criatividade para deixar a sua casa cada vez mais a sua cara.

Reutilize - Suméria Construções - Chapecó - SC
Pegou todas as dicas? Agora é só planejar!