Faça a sua horta do seu jeito

A horta vertical é uma tendência quando se fala em jardinagem. Simples, prática e muito bonita, a horta vertical nada mais é do que um conjunto de pequenos vasos dispostos na vertical, indicados para quem adora cultivar os seus próprios temperos. E vamos combinar, tempero fresco tirado direto da horta tem um sabor todo especial, né?

Este tipo de horta é uma saída criativa para quem tem pouco ou nenhum espaço de quintal. Além de ser proveitoso na hora de cozinhar, os vasinhos deixam o ambiente muito mais aromático, colorido e bonito.

Se você está pensando em montar a sua horta vertical, mas não quer investir muito, não se preocupe. Você pode aproveitar vários tipos de materiais diferentes para compor os vasinhos, como: garrafas pet, canos de PVC, bambu, potes de vidro e plástico. 

Para o suporte, você pode utilizar cordas, pallets, caixas de madeira usadas e escadas velhas. O importante é conferir se tudo está em bom estado de conservação e, se precisar, dar uma mãozinha de tinta. Este é o momento de usar a criatividade!

Horta Vertical - Suméria Construções - Chapecó - SC

Definidos os materiais para montar os vasinhos e o suporte, é hora se atentar para o local onde a horta vertical será montada. O ideal é que você escolha uma área da casa que seja arejada e bem iluminada pela luz do sol. Além disso, saiba combinar os tipos de plantas que vão compor a sua horta! Temperos como manjericão, alecrim, orégano e salsa se dão muito bem juntos.

Horta Vertical - Suméria Construções - Chapecó - SC
Tudo decidido? Agora é a hora de colocar a mão na massa!

Pegue o recipiente que vai servir de vaso e faça um pequeno furo na parte inferior, isso vai fazer com que a água escoe sem prejudicar a planta. Logo após, plante as sementes (ou mudas) no vaso utilizando um substrato específico para o plantio. Por fim, coloque os vasinhos no suporte e está pronta a sua horta vertical. Bom plantio!