Conheça as principais características sobre as etapas de concretagens.

Durante uma obra, passamos por várias etapas de concretagens e para garantir um bom trabalho, existem vários cuidados que devem ser analisados anterior a este processo.

Veja algumas características e processos executivos referente a esta etapa:

Alguns processos executivos

A concretagem é a finalização de uma etapa muito importante da execução de uma obra, seja ela de pilares, vigas, lajes, escadas e outros elementos que consistem na estrutura da edificação. Basicamente é o preenchimento de concreto dentro de formas que moldam a estrutura, juntamente com a armadura formando o concreto armado.

Para se realizar uma concretagem muitos fatores são levados em consideração, como dimensão das formas, quantidade de barras de ferro, passagens hidráulicas, passagens elétricas e outros aspectos que devem ser compatibilizados anteriormente à concretagem.

O concreto utilizado em uma concretagem deve atender as exigências mínimas de projeto, como seu fck (resistência característica do concreto à compressão).

Em concretagens de pilares é muito importante que as formas utilizadas estejam bem travadas, estanques e no prumo, também é recomendável o umedecimento das formas com água antes do preenchimento de concreto. Durante a atividade o concreto deve ser vibrado para eliminar as bolhas de ar e para que preencha todo o espaço dentro da forma. É necessário ter muito cuidado durante esta etapa para que nenhum problema ocorra durante o procedimento.

Para concretagens de vigas e lajes, que geralmente ocorrem simultaneamente, os cuidados que às antecedem são voltados à compatibilização da estrutura com os demais pontos que fazem parte de uma edificação, como shafts hidráulicos, tubos de esgoto que passam por lajes e vigas, shafts elétricos, rebaixos de sacadas, etc. Desta forma, a concretagem só ocorre após todos estes pontos estarem de acordo com o que foi projetado.

Na concretagem é muito importante ter um plano, saber por onde começar e terminar a atividade. Nos casos das lajes é feito um acabamento superficial após o concreto ser adensado para nivelar o piso e apresentar uma superfície uniforme, este acabamento é feito com réguas metálicas e desempenadeiras.

Logo após a concretagem é necessário fazer a cura com água. A atividade inicia logo após o concreto estar mais firme, com uma resistência inicial. É necessário garantir que o elemento esteja em contato com água por 21 dias, mantendo sempre que possível uma película de água sobre o material.

Gostou de saber um pouco sobre nosso processo executivo? Vem nos contar o que achou e continue nos acompanhando.

Acompanhe a gente aqui no site e também no Facebook e no Instagram, pra conferir mais sobre construção.